terça-feira, 19 de maio de 2015


Caixa de texto:  PREFEITURA MUNICIPAL DE NANUQUE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

%
 
PLANO DE METAS – ANO 2015
Quando
Responsável
 
100%
Meta 01
200 DIAS LETIVOS E 800 HORAS
 
SME
E INSTITUIÇÕES DE ENSINO
 
 
Ações
Reunir com todos os funcionários da escola para esclarecimento do cumprimento do calendário escolar.
Março
Monitoramento do cumprimento dos dias letivos e h/a
Março a Dez
Monitoramento de reposição de dias letivos (sábados)
Março a Dez
 
Monitoramento da pontualidade e assiduidade  de professores e funcionários
Março a Dez
 
 
 
 
 
 
100%
Meta 02
FREQUÊNCIA DO PROFESSOR E DEMAIS FUNCIONÁRIOS
 
 
SME
 
E
 
INSTITUIÇÕES DE ENSINO
 
 
 
 
Ações
Definir critérios para faltas  justificadas
Março a Dez
Esclarecimento sobre o instrumento de avaliação
Março a Dez
 
Composição/ divulgação dos membros (funcionários) da comissão da avaliação
Março a Dez
 
Definir critérios para avaliação
Março a Dez
 
Instrumento de avaliação profissional para todos os funcionários da escola
 
 
 
 
Setembro
Estimular o aperfeiçoamento profissional da equipe pedagógica e do corpo docente.
Março a Dez
Definir e publicar o planejamento, as metas e os objetivos da escola.
Março a Dez
Realizar atividades com os docentes que possibilitem as trocas de experiências e compartilhamento de conteúdos trabalhados.
Março a Dez
Promover dinâmicas que melhorem a motivação e a autoconfiança da equipe
Março a Dez
 
 
 
 
 
 
 
100%
Meta 03
FREQUÊNCIA DOS ALUNOS
 
 
 
 
 
 
 
Ações
Monitoramento da pontualidade e assiduidade dos alunos
Março a Dez
 
INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Promover  eventos  sociais para interação comunidade /escola: * Festa Junina;  * Torneio;  *Intercambio;
*Exposição (atividades);  *cinema;*Palestras: Saúde, Drogas, Adolescência, DST’s; * Auditórios,
Bimestral
 
 
 
Levantamento e avaliação dos programas sociais
Maio
Palestra para a comunidade com o Conselho Tutelar (Advogado, Assistente Social, Psicólogo)
Junho
 
 
Em caso extremo encaminhar fichas (FICAR) para o Conselho Tutelar.
Março a Dez
 
 
Proporcionar momentos de discussão  com os pais e alunos.
Março a Dez
 
 
INSTITUIÇÕES DE
ENSINO
 
 
Sensibilizar os pais da importância da escola na vida do ser humano (seu filho)
Março a Dez
 
 
15%
Reduzir a taxa de abandono da escola
Março a Dez
 
 
 
Desenvolver ações de atendimento e cuidado oftalmológico aos estudantes.
Março a Dez
 
 
 
 
 
 
 
 
Desenvolver atividades pedagógicas fora da sala de aula:  ler, contar histórias, fazer desenhos
Março a Dez
 
 
 
 
 
 
 
5%
Meta 04
REPROVAÇÃO POR FALTA
 
 
 
 
 
Ações
Monitoramento de frequência dos alunos
 
Março a Dez
INSTITUIÇÕES
 
 DE
 
ENSINO
 
Elaboração de gráficos sobre a frequência dos alunos
Bimestral 
 
Apresentação dos gráficos aos alunos e a comunidade escolar durante reuniões
Bimestral
 
 
Incentivar a presença constante dos pais em reuniões na escola.
Março a Dez
 
 
 
Concentrar esforços nas  séries e disciplinas críticas
Março a Dez
 
 
 
Realizar ações orientadas para as turmas com maiores taxas de reprovação.
Março a Dez
 
 
 
 
 
 
 
95%
Meta 05
APROVAÇÃO DOS ALUNOS DE 1° ANO  A 4ª DO ENSINO FUNDAMENTAL
 
 
 
 
 
 
Ações
Implementar  reforço escolar em horário diferenciado
Março a Dez
INSTITUIÇÕES
 
 DE
 
ENSINO
Acompanhamento e avaliação do desempenho dos alunos
Bimestral
 
Reunir com pais dos alunos que estão com baixo desempenho
Bimestral
 
Montar gráficos do resultado do baixo desempenho
Bimestral
 
Reunir com professores para análise dos gráficos e reestruturar novas ações 
Bimestral
 
 
Projeto de Leitura e Produção de texto vinculado a Biblioteca
Março a Dez
 
 
Propiciar  momentos de leitura diária nas diversas disciplinas
Março a Dez
 
 
INSTITUIÇÕES
 
DE
 
ENSINO
 
 
Realizar avalição diagnostica dos alunos
Trimestral
 
 
Elevar o IDEB dos Anos Iniciais
Março a Dez
 
 
Elevar os resultados de Matemática na Prova Brasil
Março a Dez
 
 
Elevar os resultados de Língua Portuguesa na Prova Brasil
Março a Dez
 
 
Promover reuniões sistemáticas com os pais/ responsáveis.
Março a Dez
 
 
Adotar  mecanismos que garantam a participação dos diversos segmentos da comunidade escolar em decisões coletivas.
Março a Dez
 
 
Adquirir/ampliar o acervo bibliográfico da escola.
Março a Dez
 
 
Adequar as salas de aula às necessidades pedagógicas.
Março a Dez
 
 
 
 
 
 
95%
Meta 06
APROVAÇÃO DOS ALUNOS DE 5ª A 8ª DO ENSINO FUNDAMENTAL
 
 
 
 
 
 
Ações
Aplicação de avaliação do desempenho/diagnóstica  do aluno
Semestral
INSTITUIÇÕES
 
DE
 
ENSINO
Acompanhamento bimestral do aluno através de gráficos e registros
Bimestral
 
Reunir com pais dos alunos que estão com baixo desempenho
Bimestral
 
Montar gráficos do resultado do  desempenho
Bimestral
 
Reunir com professores para análise dos gráficos e reestruturar novas ações 
Bimestral
 
Programa Gestão Nota 10 (Progestão) 
 
Março a Dez
Elevar em  5 %  o IDEB  dos Anos Finais
Março a Dez

 

 
 
 
 
 
 
 
Realizar atividades de conscientização de docentes, pais e estudantes quanto à importância da proteção do tempo de aprendizagem dos estudantes.
Março a Dez
INSTITUIÇÕES
 
DE
 
ENSINO
 
 
Implantar/Realizar atividades de reforço escolar em horários diferenciados
Março a Dez
 
 
Elevar os resultados de Matemática na Prova Brasil 
Março a Dez
 
 
Elevar os resultados de Língua Portuguesa na Prova Brasil
Março a Dez
 
 
 
 
 
 
 
Meta 07
ATENDIMENTO A ALUNOS COM DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE 1° ANO  A 4ª SÉRIE
 
 
 
 
Ações
 Diagnósticos dos alunos em distorção idade série na unidade escolar
Março a Dez
INSTITUIÇÕES
 
DE
 
ENSINO
Criar um plano de intervenção pedagógica
Março a Dez
 
 
Programa Circuito Campeão
Março a Dez
Acompanhamento e avaliação dos alunos com distorção idade/série
Março a Dez
 
 
 
 
 
 
 
 
Meta 07
ATENDIMENTO A ALUNOS COM DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE 5ª A 8 ª SÉRIE
 
INSTITUIÇÕES
 
DE
 
ENSINO
 
 
 
Implantar programas de aceleração dos alunos da idade série
Março a Dez
 
 
 
Reforço  escolar em turno oposto vinculado a biblioteca
Março a Dez
 
 
 
Projeto de leitura e Produção de textos no ambiente virtual  (laboratório de informática), jogos e programas educativos, Inclusão digital  
Março a Dez
 
 
 
Concentração de esforços nas turmas e disciplinas críticas
Março a Dez
 
 
 
 
 
 
 
Meta 08
ALFABETIZADOS AO FINAL DO  2° ANO -07 ANOS
 
 
INSTITUIÇÕES
DE
 
ENSINO
 
 
Ações
Estudos em alfabetização direcionados a professores de Ed. Infantil, 1° e 2° anos.
 
 
 
 
 
 
Março a Dez
Sondagem, diagnósticos e acompanhamento dos alunos da Educação Infantil, 1° e 2° anos.
Março a Dez
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Meta 09
AMPLIAR, O NÚMERO DE VAGAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
 
 
 
Ações
 
Março a Dez
 
Promover a discussão da organização dos tempos e espaços no processo de ensino e aprendizagem, nas diferentes formas de atendimento
Março a Dez
 
 
 
 
 
 
 
 
Meta 10
GARANTIR QUE 100% DAS UNIDADES EDUCACIONAIS DISCUTAM OS SEUS CURRÍCULOS E REDEFINAM O SEU PROJETO POLÍTICOPEDAGÓGICO.
 
 
 
 
Reorientação Curricular do Ensino Fundamental
Março a Dez
 
 
Possibilitar às Unidades Educacionais de Ensino Fundamental a revisão da sua prática educativa e do seu Projeto Político-Pedagógico, por meio de discussão do currículo e reorientação com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para cada etapa da Educação Básica;
Março a Dez
 
 
Promover a discussão da organização do processo de ensino e aprendizagem em Ciclos;
Março a Dez
 
 
 
 
 
 
Meta 08
GARANTIR UMA EDUCAÇÃO  DE  QUALIDADE
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ações
Programa Mais Educação
PNAIC  (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa)
PIP ( Programa de Intervenção na idade certa
AABB Comunidade
 
Março a Dez
 
Março a Dez

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