sábado, 29 de abril de 2017

Praça do bairro Vila Nova




 

                                                                                                             
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FaPP - Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: Metodologias do Ensino da Geografia e História
Unidade III: Letramento Geográfico: categorias centrais
 
Professora: Luísa Teixeira Andrade Pinho
Aluna: Maria Rodrigues de Almeida


 

Praça Vila Nova

 
Eu morei no bairro Vila Nova por muitos anos, e sempre tive muito carinho pela praça do bairro, uma praça grande, onde me permitia correr e subir nas árvores, eu via aquela praça como um parque onde toda a diversão era permitida, vivi momentos maravilhosos naquele lugar.

Lembro-me que tinha um vigia (guarda) que todos os dias molhava a grama e varria toda a extensão da praça, esse senhor trabalhou nessa função por muitos anos e, quando seu cargo foi extinto tínhamos a sensação que faltava algo na praça e nós sabíamos o que era. Eu e meus irmãos usávamos a praça como nosso lazer (moramos em frente à praça), todos os dias minha mãe nos levava até lá para brincarmos.  Com o passar do tempo fomos nos distanciando, mas nunca deixamos de adentrar a praça, tocar em suas árvores, pisar na grama fresca e sentar nos bancos.

A paisagem sofreu um pouco com o tempo, tinha uma planta com flores vermelhas que não existe mais, a grama não está tão verde como antes, há uma enorme árvore em frente à igreja católica, que mesmo quando está sem folhas é linda, todos a admiram.

Hoje tem uma academia (ao ar livre- projeto da prefeitura) montada na praça, pessoas de várias idades passam por lá e se exercitam, sentam, olham o verde, crianças brincam, sobem nas árvores, pula as escadas e correm de um lado para o outro. Tem o trailer de Jovecino, que reuni muitos casais nas laterais da praça, até hoje o trailer está lá, enchendo a praça de casais, jovens e família em geral.

Por um tempo, a praça sofreu com as atrocidades dos homens, o prefeito local não valorizava as praças e todas elas estavam desgastadas e escuras e com isso a praça perdia sua função (praça significa alegria, diversão), hoje as praças estão iluminadas, limpas e as árvores podadas. A vida voltou a existir nas praças e eu posso levar minhas sobrinhas para vivenciarem o que eu e meus irmãos vivenciamos.
Resultado de imagem para imagem da praça da vila nova em nanuque 

Nenhum comentário:

Postar um comentário